segunda-feira, 22 de julho de 2013

Caminhada Barragem da Mula - Capuchos - Barragem da Mula

No passado dia 20, a Rotas e Raízes, dinamizou uma caminhada no Parque Natural Sintra - Cascais.
O Ponto de Encontro foi na Barragem da Mula, seguindo em direcção ao Convento dos Capuchos e descendo novamente à Barragem. durante o percurso tivemos oportunidade de subir à Torre de Vigia e ao Marco Geodésico, de onde foi possível vislumbrarmos uma grande parte da costa litoral em contraste com o verde da Serra de Sintra. O contraste entre o azul do mar e o verde da serra é sempre uma visão que deslumbra qualquer um.
Durante o percurso e com a ajuda de uma das participantes, foi possível identificar algumas espécies de flora, nomeadamente árvores e arbustos: acácia, sobreiro, pinheiro manso, pinheiro bravo, plátano e eucalipto; medronheiro, carrasco, urze, esteva, entre outras.
Relativamente à fauna, apenas observámos algumas borboletas, abelhas, escaravelhos, lagartixas e libélulas.

O percurso de 7,55 km  percorrido em cerca de 2 horas permitiu-nos ser surpreendidos e envolvidos pelo encanto da natureza, pelo som da água (com várias fontes ao longo do caminho) e pelos sons mágicos das árvores que algumas vezes até nos assustam!
A natureza é encantadora pela sua magia e pelos recantos que esconde ao virar da esquina. Estamos sempre a ser surpreendidos!

E tu gostas de ser surpreendido?
Junta-te a nós, na próxima actividade e deixa-te surpreender....



segunda-feira, 15 de julho de 2013

Noites Europeias das Borboletas Nocturnas 2013

A Rotas e Raízes, Lda, promoveu as Noites Europeias das Borboletas Nocturnas, que se realizaram entre os dias 12 e 14 de Julho, nos concelhos de Manteigas (Quinta do Zé Maria) e Guarda (Trinta e Videmonte), organizadas por Fernando Romão.
As Noites Europeias das borboletas nocturnas, é um evento que se realiza durante uma semana, com várias actividades, organizadas em toda a Europa. Este evento, de dimensão Europeia, tem como objectivo sensibilizar o cidadão comum sobre as espécies de borboletas que só são possíveis observar de noite. 

Curiosidade:
A título de curiosidade e para melhor se perceber o interesse desta sensibilização, as borboletas que mais despertam a nossa atenção são as diurnas, cheias de cor, contudo existem cerca de 150 espécies de borboletas diurnas e cerca de 2500 espécies nocturnas.
Surpreendido?! 
Nós também ficámos!

Existem muitas e tão diferentes espécies de borboletas.
Durante estas três noites, foi possivel descobrir algumas das espécies, fotografá-las e identificá-las.

Para a observação das borboletas nocturnas foi necessário montar um pequeno "cenário" facilitador da captação e observação destas fantásticas espécies. Ao cair da noite, estendemos um lençol branco no chão e pendurámos outro; acendemos uma lâmpada de 150 W e colocamos umas caixas de ovos (porque as borboletas gostam de se esconder nelas). Depois foi esperar e ao fim de pouco tempo começaram a aparecer as primeiras espécies. As primeiras a aparecer foram as mais pequenas, mas pouco tempo depois, podia-se observar no lençol diversas espécies de diferentes tamanhos. 
Durante as três noites foram fotografadas mais de 70 espécies.
Os dados de imagem recolhidos serão enviados para a Organização a nível Europeu que elaborará o relatório com identificação de todas as espécies observadas.

Estes eventos são de elevado interesse e de surpreendentes descobertas.
Fica o "bichinho" para no próximo ano participarmos, novamente nas Noites Europeias das Borboletas Nocturnas e descobrir mais sobre estas maravilhosas espécies.

Agradecemos, em especial, ao Fernando Romão por esta iniciativa.

Deixem-se surpreender pelas maravilhas da Natureza!

terça-feira, 9 de julho de 2013

Caminhada Noturna pela Faia Brava 22 de Julho


Inscrições aqui:

Caminhada nos Capuchos CASCAIS - SINTRA


Inscrições aqui:

Noites Europeias das Borboletas Noturnas 2013

As Noites Europeias das Borboletas Noturnas 2013 começam já esta semana.
Este amplo evento tem vindo a crescer há vários anos e visa promover o conhecimento sobre este grupo de borboletas.
Estamos apoiar a organização de 3 noites na região da Guarda e de Manteigas, organizadas pelo Fernando Romão.
Deixamos o convite para participar nesta iniciativa