sábado, 29 de março de 2014

Rota dos Moinhos e Ciclo do Pão

Hoje tivemos também uma actividade no Concelho de Cascais. Em colaboração com a Equipa do Moinho de Armação promovemos uma actividade que conciliou a natureza com o lúdico.
Iniciámos a manhã no Centro Interpretativo do Moinho de Armação, onde a Dra. Ana nos contextualizou os moinhos que iríamos visitar.
Seguidamente, num percurso pedestre de cerca de 8 km, apreciámos a homenagem ao poeta Árabe IBN Mucana, que faz referência nas suas obras aos moinhos de Alcabideche, na passagem para o Século XI.


Continuando, chegamos ao Moinho batizado com o mesmo nome, recuperado apesar de não activo.

Continuando, visitamos o Moinho de Água...

A seguir fomos à descoberta do Moinho de Elevação, que não laborava, tinha a serventia de guardar os cereais e ser um espaço de lazer, pois tinha ao lado um tanque, onde a esposa do moleiro lavava a roupa enquanto o moleiro descansava.



Por este trilho tivemos oportunidade de apreciar belas flores e conhecer a zona mais rural da Freguesia.


 No período da tarde estivemos no Moinho da Armação, Tipo Americano, onde experimentamos todo o Ciclo do Pão, a moagem do trigo, o peneirar da farinha, amassar e cozer do pão.






 Foi  um dia muito agradável, dedicado em especial aos Programas em Família.

Agradecemos à Equipa do Moinho de Armação, Dr. António, Dra. Ana e Gonçalo, a simpatia e disponibilidade com que nos receberam e acompanharam.


Rota da Calçada volta atrair caminheiros

A Rota da Calçada organizada hoje voltou atrair alguns caminheiros resistentes que não tiveram medo dos aguaceiros anunciados.
Iniciamos a caminhas pelas 9:30 horas com algumas gotas a cair, mas foi melhorando, deixando mesmo de chover.
Terminamos por volta das 13 :30 horas para almoço no Restaurante esquila.

Ficam algumas fotos, a convidar para a próxima caminhada na nossa freguesia, da 19 de Abril, subida a serra d' Opa.



































Workshop "Preparar a hotelaria para clientes com necessidades especificas como trabalhar o segmento de turismo acessivel?"



A AHP - Associação de Hotelaria de Portugal promove em parceria com o Turismo de Portugal, no dia 3 de Abril, com inicio às 15h00, no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, o workshop TTT "Preparar a hotelaria para clientes com necessidades especificas: como trabalhar o segmento de turismo acessível?". As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas através do emailmafalda.oliver@hoteis-portugal.pt

sábado, 8 de março de 2014

FIT Guarda | inscrições até 4 de abril

As inscrições para a Feira Ibérica de Turismo | FIT Guarda estão abertas até 4 de Abril. Com a organização da  FIT Guarda, que decorrerá entre os dias 1 e 4 de maio de 2014, pretende-se que os operadores e agentes do setor do Turismo, de Portugal e Espanha, tenham a oportunidade de apresentar e promover os seus produtos, serviços e recursos, incentivando, igualmente, o intercâmbio transfronteiriço, o relacionamento comercial e o desenvolvimento económico do setor.  Este evento procurará  ser uma plataforma de divulgação, promoção, captação e desenvolvimento de fluxos turísticos e de valorização dos recursos endógenos desta região transfronteiriça. Para mais informações ou esclarecimentos suplementares sobre a FIT Guarda, pode contactar a organização através do email: fit@mun-guarda.pt ou do telefone 271 220 729.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Rotas e Raízes dá a conhecer a Região a Grupo de Lisboa

A Rotas e Raízes - Empresa de Animação Turística organizou na Região, nos dias 1 e 2 de Março, um fim-de-semana para um grupo de visitantes, residentes nos arredores de Lisboa.
O Programa iniciou com Percurso Pedestre na Calçada Romana, do Casteleiro a Sortelha. Os visitantes deslumbraram-se com a nossa bela Aldeia Histórica. No período da tarde, visitaram o Castelo de Cinco Quinas e a Vila do Sabugal.
No final da tarde e de regresso a Rebelhos, onde os visitantes pernoitaram, visitaram a Quinta do Espinhal -Criação de Cães Serra da Estrela. Pequenos e graúdos ficaram rendidos à beleza desta Raça canina.
O jantar foi de festa, no Restaurante Casa da Esquila: Os convidados degustaram deliciosas iguarias tradicionais da Região.
No Domingo, a manhã foi dedicada a conhecer a Vila de Belmonte. Pela Feira de Enchidos e Sabores sentiram os cheiros, cores e sabores locais. De seguida, passearam pela vila, visitaram o Castelo e maravilharam-se com as gentes Belmontenses.

O fim-de-semana foi curto para conhecer todas as preciosidades da nossa Região, mas o grupo gostou e ficou a vontade de voltarem em breve com mais amigos e mais tempo para explorarem as nossas maravilhas.