domingo, 21 de agosto de 2016

“MURALHAS COM HISTÓRIA”


A Câmara Municipal do Sabugal vai promover, mais uma vez, o evento temático “Muralhas com História”, na Aldeia Histórica de Sortelha, de 23 a 25 de setembro de 2016.
A edição deste ano transportar-nos-á para o espírito trovadoresco do séc. XIII-XIV, uma vez que a Idade Média é a época do trovador, do cantor que deambula de terra em terra à procura do seu sustento.
Que rei ou reis nos visitarão nesta incursão pela Idade Média? Certamente D. Dinis, rei…Lavrador e….Trovador também, um rei que é tão caro a estas terras do Sabugal…
Sortelha é o cenário ideal para um evento desta natureza…em nenhum sítio se sentirão tão transportados para a Idade Média como nas nossas Muralhas com História.
É sobre este “ambiente” que se desenvolverá o evento.
A viagem ao quotidiano medieval que nos propomos revisitar será complementada com mercado de época, tabernas, ofícios ao vivo, teatralizações contínuas, música ao vivo e espetáculos surpreendentes.
Contamos consigo


quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Feira a Manega em Quadrazais 20 de Agosto

A Rotas e raízes vai estar presente com os seus produtos.
Venha  visitar a nossa banca...


A ADES – Associação Empresarial do Sabugal, irá promover com apoio do CLDS 3 G, em parceria com o Município do Sabugal, e colaboração da Junta de Freguesia de Quadrazais, dia 20 de Agosto, uma nova edição do Mercado da Terra – Feira a Manega, na Freguesia de Quadrazais.
Este certame terá como principal finalidade a promoção e divulgação de atividades, nomeadamente as que estão associadas ao mundo rural e ao artesanato da região, e pretende contribuir para a promoção das artes e ofícios do Concelho do Sabugal e da região.
Pretende-se colocar em destaque as propriedades dos produtos agrícolas e artesanais da nossa região: o sabor, o perfume, o gosto, a cor e a textura, procurando simultaneamente reforçar redes de comercialização.
Esta iniciativa será uma forma de dar a conhecer e promover hábitos e costumes da região, reviver memórias esquecidas ao longo do tempo, num contexto inovador e favorecedor de vivências tradicionais. Será um espaço de comunicação entre pessoas detentoras de conhecimentos e práticas relacionadas com a cultura rural, interagindo com gerações mais novas e com populações portadoras de outras culturas e saberes, numa perspectiva educativa e formativa. A Feira proporcionará contatos, encontros, troca de serviços, troca de produtos, compra e venda, movimentando o cenário produtivo local e da região como um todo. Atendendo à enorme afluência de emigrantes nesta altura do ano, e por solicitação da Junta de Freguesia de Quadrazais, a ADES irá organizar mais um Mercado da Terra no largo envolvente à Sede da Junta de Freguesia de Quadrazais.
ADES

Venha celebrar a criação de mais 300 hectares para a Natureza !

No próximo sábado 20 de Agosto em Cidadelhe, Concelho de Pinhel irá realizar-se uma Caminhada com Observação de Aves e Libertação de cavalos para celebrar a criação de mais de 300 hectares para a Natureza. A actividade é GRATUITA, para participar basta comparecer às 8h30 no Posto de Turismo Cidadelhe Rupestre. Haverá um almoço no valor de 10 € sujeito a inscrição prévia através do número +351 966284274 ou através de email info@cidadelherupestre.com




segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Caminhada do Cabo da Roca 28 de Agosto 2016

Características Específicas das Atividades
Natureza de atividade: Percurso Pedestre
Descritivo:
Data da realização da atividade: 28 de Agosto 2016
Designação do Percurso e Localização: Caminhada Rota Cabo da Roca
Preço: 8 Euros
Partida: 9:30,Posto Turismo Cabo da Roca
Chegada: 13:30
Duração: 4h00
Dimensão: 10 Km
Nº mínimo: 5 participantes
Tipo de Percurso: Circular
Material necessário: Água, Roupa e calçado confortável; Reforço Matinal

Inscrições:
rotaseraizes@gmail.com 924433370



quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Caminhada na Faia Brava 13 de Agosto

Não perca a oportunidade de conhecer a Reserva da Faia Brava, um espaço para a Natureza e também para si!
Participe nesta atividade GRATUITA , conheça o trabalho que está a ser desenvolvido, desfrute de uma paisagem única e de um apetitoso piquenique.

Inscrições e mais informações através do e-mail : geral@atnatureza .org, através do número : 914678375, ou através das fichas de inscrição no Café o Escondidinho em Algodres ou na Barraca junto à Torre de Vilar de Amargo.


quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Uma árvore pela floresta 2016

A Quercus e os CTT lançam hoje a 3ª edição do projeto “Uma Árvore pela Floresta”. Com a sua ajuda foram já plantadas quase 7 mil árvores de espécies autóctones, as mais resistentes à propagação dos incêndios, mas também as mais aptas a amenizar o clima, promover a biodiversidade e proteger a nossa paisagem, a água e os solos. Vários milhões de cidadãos foram sensibilizados pela campanha, presente em 320 lojas dos CTT.

Em 2016, o sucesso desta iniciativa, fez também com que vencêssemos o 1º prémio da edição dos Green Project Awards Portugal, na categoria “Iniciativa de Mobilização”!



Gostaríamos muito de poder continuar a contar com o seu apoio. Convidamo-lo agora a comprar e registar a árvore da 3ª edição, uma homenagem ao nosso Castanheiro (Castanea sativa), uma das árvores que a Quercus irá plantar até à Primavera de 2017. Consulte toda a informação disponível no nosso site em http://umaarvorepelafloresta.quercus.pt/.

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Caminhada do Cabo da Roca


Características Específicas da  atividade
Natureza de atividade: Percurso Pedestre
Descritivo:
Data da realização da atividade: 28 de Agosto 2016
Designação do Percurso e Localização: Caminhada Rota Cabo da Roca
Preço: 8 Euros
Partida: 9:30,Posto Turismo Cabo da Roca
Chegada: 13:30
Duração: 4h00
Dimensão: 10 Km
Nº mínimo: 5 participantes
Tipo de Percurso: Circular
Material necessário: Água, Roupa e calçado confortável; Reforço Matinal

Inscrições:
rotaseraizes@gmail.com 924433370




JÁ CONHECE O NOVO QUIOSQUE ONLINE DA ROTA VICENTINA?

Agora é possível adquirir os mapas e guias online
quiosque online
JÁ CONHECE O NOVO QUIOSQUE ONLINE?

A partir de agora poderá adquirir os Mapas e Guias de Campo e recebê-los comodamente em casa, pagando por cartão de crédito, Paypal ou transferência bancária. Investimos na qualidade destes materiais, para que tire ainda mais partido da sua aventura na Rota Vicentina.
VISITAR QUIOSQUE