quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Últimos dias para se inscrever na GR - Aldeias Históricas Sortelha - Belmonte

Terminam sexta feira as 20:00 as inscrições para mais uma etapa da Grande Rota das aldeias históricas - Sortelha - Belmonte


quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

I Congresso de Turismo Terras de Cavaleiros

Humanizar o Turismo, as necessidades, as respostas e as soluções são o tema principal do I Congresso Terras de Cavaleiros. Empresários, técnicos de turismo, estudantes de áreas distintas como o Turismo, a Geologia ou a Biologia, autarcas, profissionais diversos, são desafiados a conhecer, debater, aprender… crescer! Dias 27 e 28 de janeiro em Macedo de Cavaleiros.
É um Desafio aos seus Sentidos, neste Geoparque Mundial da UNESCO, que se integra o I Congresso de Turismo Terras de Cavaleiros. Ouvir as partilhas de diversos especialistas, as suas experiências, conhecer as realidades de outros territórios, aprender com os seus bons exemplos, prosseguir um caminho de crescimento sustentado também no Turismo.
Toda a informação e inscrições em www.congressoterrasdecavaleiros.com.

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TURISMO SUSTENTÁVEL NO GEOPARK NATURTEJO






Fim de semana é com a Rotas e Raízes 28 e 29 de Janeiro

Programe o seu próximo fim de semana com Rotas e Raízes.
Sábado - Grande Rota das Aldeias Históricas, etapa Sortelha - Belmonte - Inscrições até Sexta Feira, dia 27.
Domingo - Convívio em Rebelhos com Workshop do Pão; Worshop do Queijo, Almoço e Jogos Tradicionais - Inscrições até Quarta Feira, dia 25.
Contactos: 924443370/936579874/rotaseraizes@gmail.com



domingo, 22 de janeiro de 2017

“À DESCOBERTA DO PATRIMÓNIO LOCAL”


“À Descoberta do Património Local” é o tema da nova rubrica mensal da Biblioteca Municipal do Sabugal, agendada para as primeiras quartas-feiras de cada mês.
O arqueólogo Marcos Osório, do Gabinete de Arqueologia e Museologia do Sabugal, é o orador convidado da primeira sessão que se vai realizar no dia 1 de fevereiro, pelas 14h30, com a temática “Castelos e Dinâmicas Transfronteiriças no Alto Côa”.
Não perca...


quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

GR - Aldeias Históricas Sortelha - Belmonte

Dia: 28 de Janeiro
Horas: 9h
Ponto de encontro: Largo do Corro em Sortelha
Distância: 17,9km
Minimo 5 participantes

Inscrições e informações:
Telemóvel: 924 433 370, 936 579 874
Email: Rotaseraizes@gmail.com


quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Últimos dias para se inscrever para a primeira etapa da GR 22 Aldeias Históricas


Abertas as inscrições para o 5º Congresso da APECATE

 Estão já abertas as inscrições para o 5º Congresso da APECATE, que terá lugar no Évora Hotel, na cidade de Évora, nos próximos dias 2, 3 e 4 de Fevereiro.

O tema central – “Estruturar Negócio para Potenciar o Crescimento” assenta na premissa de que um longo percurso já foi feito, mas que ainda há muito em falta para fazer. Porquê estruturar? Depois de nos últimos dez anos termos vindo a sofrer uma evolução positiva, quer no turismo, quer nas várias áreas que interagem com o sector, é importante continuar a discussão de como tudo se deve organizar, protegendo os valores da sociedade, sem impedir o crescimento sustentado.

Neste âmbito o programa foi dividido em cinco painéis temáticos, que pretendem promover um espaço formativo e de networking empresarial:

·         Cultura e turismo – Problemas e desafios
·         Ordenamento – Um debate inadiável
·         Internacionalização e desenvolvimento de negócio – Captação de eventos
·         Certificação de competências – Um novo paradigma para a formação
·         Tecnologias na construção e gestão do produto

Nesta edição, foi opção da Direcção concentrar os painéis temáticos nos dias 3 e 4, sendo a Sessão de Abertura realizada no dia 2 de Fevereiro, seguida de um jantar comemorativo dos 10 anos da APECATE, que, pela simbologia, entendemos dever ser partilhado com todos os que nos acompanham neste percurso.

Para mais informações e inscrições, visite o microsite.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Caminhada pelos trilhos de Monsanto - Lisboa

Percurso Pedestre
Descritivo:
Data da realização da actividade: 22 de Janeiro de 2017
Designação do Percurso e Localização: 
Trilhar Monsanto – Parque Florestal de Monsanto
Preço: 5 euros
Partida: 10h00 – Junto à Associação Ajuda de Berço
Chegada: 13h00
Duração: 3h00
Dimensão: 8,3 Km
Nº mínimo: 5 Participantes
Tipo de Percurso: Circular
Material necessário: Água, Roupa Quente e Confortável; Reforço Matinal

Grau de dificuldade: Médio
Inscrições e informações : 924433370 rotaseraizes@gmail.com



GR - Aldeias Históricas Sortelha - Sabugal

Dia: 22 de Janeiro
Horas: 9h
Ponto de encontro: Largo do Corro em Sortelha
Minímo de 5 participantes 

Inscrições e informações:
Telemóvel: 924 433 370, 936 579 874
Email: Rotaseraizes@gmail.com

sábado, 14 de janeiro de 2017

Concursos TCP | Prazo alargado até 31 de janeiro



O prazo para a submissão de candidaturas ao Prémio José Manuel Alves | Concurso de Empreendedorismo Turístico 2016 e à 1.ª edição do Concurso de Teses Académicas foi estendido até ao próximo dia 31 de janeiro. Esta alteração implica acertos ligeiros nos regulamentos, nomeadamente nas datas de decisão do Júri Intermédio, mantendo-se as datas de decisão final em ambos os concursos.


Consulte o regulamento do Prémio José Manuel Alves | Concurso de Empreendedorismo Turístico 2016 neste linkhttp://investenocentro.blogspot.pt/2016/12/regulamento-do-premio-jose-manuel-alves.html

Apresente a sua candidatura até 31 de janeiro de 2017 no formulário disponível em: https://goo.gl/forms/yxMdL4V8dFnaY4Oa2


Consulte o regulamento do Concurso de Teses Académicas | 1.ª edição neste linkhttp://investenocentro.blogspot.pt/2016/12/regulamento-do-concurso-de-teses.html

Apresente a sua candidatura até 31 de janeiro de 2017 no formulário disponível em: https://goo.gl/forms/LTjvnnLjop8TJ7YS2

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Jantar Nós os Reis By Comunilog

Aproveitando a época dos Reis a Comunilog , está a preparar o Jantar da Família Comunilog . Inscreve-te em formacao@comunilog.com


quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Travessia do Macico Central



travessia_macic%cc%a7ocentral_cmg_2017
 Companheiros/as
Encontram-se abertas as inscrições para a tradicional Travessia do Maciço Central da Serra da Estrela a realizar no fim de semana de 8 de Janeiro de 2017.
De forma a cumprir o regulamento do PNSE esta atividade é exclusiva dos sócios do CMG. Os participantes deverão ter alguma experiência em travessias de longa duração. Esta travessia realiza-se em autonomia total e os participantes terão que estar na posse de alimentação, vestuário e material de acordo com as condições atmosféricas previstas para o dia da travessia.
LOCAL DE SAÍDA: Sede do CMG.
DIA E HORA: dia 8 às 06:30 horas.
SEGURO OBRIGATÓRIO: seguro FPME ou outro que cubra este tipo de atividades.
COMPARTICIPAÇÃO PARA O TRANSPORTE: 8 Euros
MATERIAL OBRIGATÓRIO: Corta-vento, gorro, luvas, polainas e restante vestuário indicado para travessias invernais. O material técnico necessário (piolet e crampons) será de acordo com as condições de neve e gelo verificadas na altura da atividade.
PERCURSO: Vale das Éguas- Nave da Mestra- Barros Vermelhos- Cume- Salgadeiras (Charcas) – Cântaro Gordo- Covão Cimeiro- Covão D’Ametade
Inscrições até dia 4 de Janeiro de 2017, via e-mail ou para o telef. 271 222 840 (durante o horário de atendimento).
Responsável pela atividade: Sérgio Pissarra – Telem. 967 853 399

Saudaçoes Montanheiras

Ultimas inscrições. ainda se podem inscrever...


segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Caminhada pelos trilhos de Monsanto

Percurso Pedestre
Descritivo:
Data da realização da actividade: 22 de Janeiro de 2017
Designação do Percurso e Localização: 
Trilhar Monsanto – Parque Florestal de Monsanto
Preço: 5 euros
Partida: 10h00 – Junto à Associação Ajuda de Berço
Chegada: 13h00
Duração: 3h00
Dimensão: 8,3 Km
Nº mínimo: 5 Participantes
Tipo de Percurso: Circular
Material necessário: Água, Roupa Quente e Confortável; Reforço Matinal

Grau de dificuldade: Médio
Inscrições e informações : 924433370 rotaseraizes@gmail.com



domingo, 1 de janeiro de 2017

MAIS ESPAÇO PARA A NATUREZA NO TEJO INTERNACIONAL

A Quercus fez uma campanha pioneira no movimento associativo ambientalista em Portugal para adquirir terrenos para a conservação da natureza no Tejo internacional. Surge agora uma nova oportunidade de adquirir mais um terreno de 80 ha!
Em 1987 a Quercus fez uma campanha pioneira no movimento associativo ambientalista em Portugal para adquirir terrenos para a conservação da natureza na zona do Tejo internacional. Esta campanha teve como objetivo proteger a fauna e flora em perigo na zona do Tejo Internacional, de forma a evitar que a nossa floresta autóctone e fauna ameaçada fosse destruída pelas plantações de eucaliptos e abates ilegais. Conseguimos na altura angariar verbas para adquirir 600 ha , que ao longo dos últimos 30 anos deram origem a várias reservas que têm sido intervencionadas para potenciar a recuperação da biodiversidade. Graças a estes esforços espécies como o abutre – preto e a águia-imperial Ibérica, voltaram a nidificar em Portugal, habitats prioritários como os tamujais e diversas espécies de flora ameaçada como o lírio português têm recuperado nessas áreas.
Surge agora uma nova oportunidade de continuar este trabalho alargando uma das reservas em mais 80 ha, a área que pretendemos adquirir limita com outra propriedade onde a Quercus  já tem 430ha.
Este novo terreno ira permitir a recuperação de mais 800 metros de margens da Ribeira do Marmelal, uma ribeira com habitats prioritários de conservação como os  tamujais e  freixiais e com presença de espécies como o cágado de carapaça estriada e a boga portuguesa.
Esta aquisição vai permitir também conservar mais 40ha de floresta de montado de sobro e 20ha de floresta de Azinhal onde habitam varias centenas de  outras espécies, algumas das quais em perigo de extinção.
Com esta aquisição ficaremos a gerir uma área com mais de 680ha, onde vamos continuar a proteger os valores naturais, a  fomentar o conhecimento e a proteção da biodiversidade.
A Quercus tem vindo a promover a recuperação de habitats e espécies nesta zona, promovendo ações de educação e sensibilização ambiental, turismo de natureza, ações de reflorestação e recuperação de linhas de água, um alimentador de abutres, remoção de espécies exóticas invasoras, devoluções à natureza de espécimes recuperados, entre muitas outras iniciativas. Este trabalho tem sido feito em parceira e sinergicamente com outros atores locais, moradores associações locais, municípios, empresas e autoridades publicas.
 Estas áreas serão conservadas no âmbito da filosofia do projeto Rewild Europe, uma iniciativa que pretende criar mais espaços na europa e corredores para a natureza….
Ajude-nos a criar mais espaço para a natureza!

SOBRE O PROMOTOR

Quercus é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) portuguesa fundada a 31 de outubro de 1985.
 É uma associação independente, apartidária, de âmbito nacional, sem fins lucrativos e constituída por cidadãos que se juntaram em torno do mesmo interesse pela Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais e na Defesa do Ambiente em geral, numa perspectiva de desenvolvimento sustentado.
A Associação designa-se Quercus por ser essa a designação comum em latim atribuída aos Carvalhos, às Azinheiras e aos Sobreiros, árvores características dos ecossistemas florestais mais evoluídos que cobriam o nosso país e de que restam, atualmente, apenas relíquias muito degradadas.
Ao longo dos anos, a Quercus tem vindo a ocupar na sociedade portuguesa um lugar simultaneamente irreverente e construtivo na defesa das múltiplas causas da natureza e do ambiente. O seu âmbito de ação abrange hoje diversas áreas temáticas da atualidade ambiental, onde se incluem, além da conservação da natureza e da biodiversidade, a energia, a água, os resíduos, as alterações climáticas, as florestas, o consumo sustentável, a responsabilidade ambiental, entre outras. Este acompanhamento especializado é, em grande parte, suportado pelo trabalho desenvolvido por vários grupos de trabalho e projetos permanentes. Este estatuto foi progressivamente conquistado através de uma conduta atenta ao real, sem perder o ponto de referência fundamental dos princípios, nem se afastar das necessidades de complementar a denúncia crítica com o esforço para a construção de consensos na sociedade portuguesa, sem os quais nenhum efetivo modelo de desenvolvimento sustentável será possível no nosso país.
Uma das características da Quercus é a sua descentralização, através dos 18 Núcleos Regionais espalhados um pouco por todo o país, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira, que acompanham a realidade ambiental e realizam atividades de sensibilização no seu raio geográfico.
Em 1992, a Quercus recebeu o Prémio Global 500 das Nações Unidas e o título de membro honorário da Ordem do Infante D. Henrique.

ORÇAMENTO E PRAZOS

Para  a aquisição deste terreno com  80 hectares necessitamos  um total 150.000 euros até final de Fevereiro de 2017, mas para esta campanha na PPL estabelecemos uma meta de 20.000 euros.