quinta-feira, 30 de março de 2017

ENCONTRO IBÉRICO DO CARVALHAL – Valorização da multifuncionalidade



No próximo dia 7 de abril, sexta-feira, no Auditório Municipal do Sabugal, vai realizar-se o Encontro Ibérico do Carvalhal – valorização da multifuncionalidade, uma organização do Município do Sabugal, no âmbito da “Sabugal + Valor”.

O carvalho negral constitui o principal património florestal do Sabugal, ocupando 66% do coberto... florestal, encontrando-se disseminado por todo o concelho.

As florestas de carvalho constituem um património natural de grande valor, providenciando importantes funções ambientais, ecológicas e socioeconómicas. São uma fonte de recursos lenhosos e não-lenhosos, cumprem diversas funções ecológicas relacionadas com a proteção do meio ambiente e a conservação da biodiversidade, e desempenham uma importante função paisagística e recreativa. Nos carvalhais, a exploração multifuncional dos produtos não lenhosos - caça, silvopastorícia, cogumelos silvestres, as plantas aromáticas e medicinais, entre outros, em complementaridade com a atividade agrícola e pecuária são, por isso, oportunidades para garantir um adequado rendimento e providenciarem um desenvolvimento florestal sustentado.

Este encontro pretende focar-se precisamente nas oportunidades que a múltipla funcionalidade destes ecossistemas podem gerar na sociedade e economia do concelho.

Para mais informações contactar através do email: sabugalmaisvalor@gmail.com.

quinta-feira, 16 de março de 2017

quarta-feira, 15 de março de 2017

Procuramos Guias de Natureza


A Rotas e Raízes, Lda. é uma Empresa de Animação Turística. 

Encontramos-nos a construir uma Bolsa de  colaboradores para Guias/Monitores. 

Recrutamos Guias/Monitores para execução de actividades: Passeios Pedestres; Observação de Aves; Orientação; Reviver de Práticas Agrícolas, entre outros. 

Requisitos: 
Conhecimentos e experiência comprovada em actividades de Animação Turística; 
Gosto pela actividade; 
Facilidade de Deslocação; 
Flexibilidade de Horários. 

A remuneração é delineada de acordo com a actividade, em específico. 

Enviar Curriculum Vitae e documentos comprovativos de experiência para geral@rotaseraizes.pt até 15 de Abril 2017

quarta-feira, 8 de março de 2017

Semana da Gestão Agroflorestal Sustentável

A  Associação Portuguesa de Tracção Animal – APTRAN, em conjunto com o Município de Vimioso, a Associação ALDEIA, a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança e o ZASNET - Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial promovem a Semana da Gestão Agroflorestal Sustentável, a decorrer em Vimioso entre os dias  7 e 15 de Abril de 2017.
Pretende-se com esta iniciativa contribuir para o desenvolvimento desta região transfronteiriça, enquanto parte integrante da recentemente criada Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica. Na génese da Semana da gestão agroflorestal sustentável surgem os mesmos princípios que a UNESCO recomenda aquando da criação de uma reserva da Biosfera: conciliar a atividade humana e a preservação do património natural e cultural com um desenvolvimento socioeconómico sustentável da região.

A Semana da Gestão Agroflorestal Sustentável estará dividida em dois eventos:
Evento 1 - Seminário de Gestão Agroflorestal Sustentável(7 e 8 de Abril)              

Para mais informações e inscrições consultem  em http://www.aptran.pt/semana-gafs-vimioso-2017