Avançar para o conteúdo principal

“MURALHAS COM HISTÓRIA” 2017


A Câmara Municipal do Sabugal vai promover, mais uma vez, o evento temático MURALHAS COM HISTÓRIA, na Aldeia Histórica de Sortelha, de 22 a 24 de setembro de 2017.
Inspirados pela beleza arquitetónica e paisagística da Aldeia Histórica de Sortelha realiza-se, desde 2011, o Muralhas com História. Num ambiente de festa, com muitos mercadores, taberneiros, donzelas e cavaleiros… e personagens infindas que nos remetem para a época medieval, vivemos 3 dias avassaladores no antigo burgo de Sortelha. A edição deste ano transportar-nos-á ao tempo de D. Afonso IV, o Bravo, uma época em que o desconhecido inspirava imprecisões, mito e lendas… Seria a terra redonda?
Sortelha é o cenário ideal para um evento desta natureza… em nenhum sítio se sentirão tão transportados para a Idade Média como nas nossas Muralhas com História. É sobre este “ambiente” que se desenvolverá o evento, que decorrerá de 22 a 24 de setembro.
A viagem ao quotidiano medieval será complementada com mercado, tabernas, animação contínua, recriação histórica, torneios a cavalo, demonstração de ofícios, áreas expositivas (acampamento militar e do cavaleiro, jogos medievais, cetraria e animais da quinta) e momentos mágicos com espetáculos de fogo, malabares e artes circenses. Destaque para o espetáculo “SENTENÇAS NO TRONO” (sexta-feira) encenado pelo Grupo Anel de Pedra – Escola de Artes e AL MEDIEVO em Concerto, sábado à noite.
O evento MURALHAS COM HISTÓRIA decorre no seguinte horário: sexta-feira, dia 22 – das 18H00 às 00H00, sábado, dia 23 – das 12H00 às 00H00 e domingo, dia 24 – das 12H00 às 21H30.
Ao passar as portas de Sortelha todos os visitantes receberão um PASS`A PORTA que os convidará a descobrir os recantos de Sortelha. O preenchimento do PASS`A PORTA, com os todos os carimbos com reprodução de marcas de canteiro existentes nas muralhas, distribuídos pela Aldeia são premiados com ofertas especiais.
A Câmara Municipal do Sabugal sugere que viajem ao MURALHAS COM HISTÓRIA em transporte coletivo, utilizando o autocarro que fará este percurso de ida e volta, entre Sabugal e Sortelha, gratuitamente. O percurso faz-se entre o Largo da Fonte (junto ao posto de turismo), com paragem em Aldeia de S. António, e a entrada do Centro Histórico de Sortelha (Poente). À chegada a Sortelha assegura-se, ainda, o transporte (de 15 em 15 minutos, aproximadamente) entre os parques de estacionamento (Campo da Bola e Corredoura) e a entrada no Centro Histórico.
“Muralhas com História” é um evento temático, promovido pela Câmara Municipal do Sabugal, preenchido pelo burburinho dos mercadores e dos artesãos, pelos cavaleiros que mostram a sua audácia em combates, pelo espírito de euforia que invade todo o burgo com as personagens que vagueiam e com os sons de coreografias e fantasias caraterísticos de uma época que foi de outras conquistas, de outras mentalidades, de outras culturas, entrando no encanto próprio da época medieval.
Esta recriação histórica é um projeto cuja oferta cultural é uma estratégia de valorização, revitalização e promoção do património e do próprio território, com a intenção de possibilitar a todos o acesso a eventos deste tipo de expressão. O cenário dentro das “muralhas com história” permite aproveitar o património dando-lhe vida e criando um ambiente ímpar e de forte expressividade.
PORQUE FAZEMOS DA NOSSA CULTURA VIDA, DESFRUTE DO NOSSO PATRIMÓNIO… E SURPREENDA OS SENTIDOS!





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Buddha Eden Garden - 14 de Abril

Dia 14 de Abril visita ao Jardim Buddha Eden. Saída da Cidade da Guarda e Caria. SAÍDA: Guarda: 7h30 Caria: 8h00 Preço: 35 euros  INCLUI: Autocarro, entrada no Jardim, seguro e Guia. A atividade realizar-se-á com um mínimo de 35 participantes. INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES Rotas e Raízes Telemóveis: 92444370; 936579874 Email: rotaseraizes@gmail.com Site:  www.rotaseraizes.pt Inscreva-se e marque o seu lugar. O Buddha Eden Garden é um espaço com cerca de 35 hectares, idealizado e concebido pelo Comendador José Berardo, em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi, um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras primas, do período tardio da Arte de Gandhara. Pretende-se, que o Buddha Eden Garden seja um lugar reconciliação. Sem nenhuma tendência religiosa, abre as portas, a todas as pessoas, independentemente, da religião, etnia, nacionalidade, sexo, idade, condição cultural ou social, convidando à união, comunicação e meditação, c

5 de Agosto – Fojo do Lobo – concelho de Pinhel (Guarda)

Inscrições e informações: Grupo Lobo : 217500073; globo@fc.ul.pt Clara Espírito Santo – 933237709; cesanto@hotmail.com Ricardo Nabais – 924433370; rotaseraizes@gmail.com

Workshop Gestão do Tempo e Produtividade

Gestão do tempo e produtividade faz parte do nosso dia a dia, precisamos de estar em constante gestão e manter ou aumentar a produtividade. Existem várias formas, ferramentas dicas para que o nosso dia a dia seja mais produtivo e com melhor energia. Se procuras dicas, formas de teres mais foco e disciplina na gestão do teu tempo. Procuras ferramentas e formulas para te facilitar a gestão. Trocar ideias com outros participantes para ver como eles fazem. Então este workshop é para ti. Inscreve-te no link